O ciclo de vida de uma estrada ou via começa no seu planejamento, pois as condições de estrutura já estão definidas ali e têm impacto na qualidade e durabilidade da futura construção. E continua através do processo de produção dos materiais e sua instalação até que seja terminada a construção. Seja na engenharia rodoviária ou estrutural: a qualidade deve ser garantida a longo prazo.

Infratest Brasil
Dr. -Ing. Telma Keppler

A base para a garantia da qualidade são Regulamentos Técnicos que também devem ser constantemente atualizados e onde são definidos os padrões essenciais de qualidade com base em requisitos básicos, experiência real e pesquisa científica. As normas em engenharia rodoviária e estrutural são definidas em grande parte por esses regulamentos técnicos que são desenvolvidos por centros de pesquisa (por exemplo, FGSV – Forschungsgesellschaft für Straßen- und Verkehrswesen e. V. “Sociedade de Pesquisa para Estradas e Transportes e. V.”) com a participação das administrações científicas universitárias e de autoridades locais e fornecem o respectivo ideal na consideração dos objetivos de eficiência, segurança viária e proteção de outras áreas (por exemplo, o meio ambiente).

Essas normas documentam as regras de construção rodoviária, que também são observadas nos contratos de construção. Os regulamentos são utilizados em todos os âmbitos da administração pública (regional, estadual ou federal). Em casos individuais justificados, por exemplo, para o uso de materiais reciclados, também são estabelecidas normas técnicas adicionais pelos distritos e municípios.

Na Alemanha, as regulamentações para materiais utilizados em construções e pavimentações rodoviárias foram detalhadamente elaboradas e são aplicadas com amplo sucesso. Os materiais utilizados na construção de estradas devem atender aos requisitos de qualidade para que sejam construídas estruturas estáveis, seguras e suficientemente duráveis (25-30 anos).

As demandas, em especial devido ao trânsito e ao clima, são decisivas para que as exigências sejam atendidas. Além disso, os materiais de construção não devem ter um impacto negativo sobre o meio ambiente e a saúde humana.

Os materiais atendem aos requisitos de qualidade estabelecidos nos chamados Ensaios preliminares (“Erstprüfung”). O cumprimento desses requisitos de qualidade deve ser demonstrado por meio de ensaios de laboratório que são padronizados pela  própria Autoridade de Construção Rodoviária do governo que os têm como plataforma de informação. Também outras partes interessadas da cadeia de construção, em particular a indústria da construção em geral e os fornecedores de materiais utilizam esse mesmo sistema de verificações, a título voluntário, para ter certeza da qualidade do material produzido.

Sistemas de verificações baseados em regulamentos técnicos garantem que as construções sejam tecnicamente impecáveis e economicamente planejadas, construídas e mantidas.

O Regulamento (UE) nº 305/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho de 9 de Março de 2011 publicou as condições para a comercialização de produtos de construção (UE-BauPVO) no Diário Oficial da UE em 4 de Abril de 2011. Este substituiu a Diretiva de Produtos de Construção de 1988 a partir de 1 de Julho de 2013. O Regulamento estabelece os requisitos para os produtos de construção, baseado em normas europeias harmonizadas.